O livro-reportagem e suas especificidades no campo jornalístico

Autores

  • Paula Melani Rocha Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Cintia Xavier Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69434

Palavras-chave:

Jornalismo, livro-reportagem, processo de produção jornalística.

Resumo

O artigo proposto traz algumas reflexões sobre o processo de produção do livro-reportagem e o conhecimento no campo do jornalismo. Ele discute as interfaces com gêneros como interpretativo, investigativo, literário e elabora especificidades próprias por ser um suporte específico com estrutura e linguagem diferenciada. Nesse sentido, o livro-reportagem é mais do que uma “extensão da reportagem”. A metodologia adotada envolve pesquisa bibliográfica e uma reflexão propositiva. A discussão pretende contribuir para os estudos sobre jornalismo e livro-reportagem bem como para a produção do próprio produto que vem crescendo tanto na academia como também no mercado editorial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nos cursos de graduação e mestrado em Jornalismo. Pesquisadora e colaboradora do LABJor/UNICAMP. Pós-doutora em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa. Doutora e mestre em Sociologia pela UFSCAR. pmrocha@uepg.br.

  • Cintia Xavier, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
    Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nos cursos de graduação e mestrado em Jornalismo. Doutora em Comunicação pela Unisinos. cintia_xavierpg@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O livro-reportagem e suas especificidades no campo jornalístico. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 138–157, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69434. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/69434.. Acesso em: 24 abr. 2024.