Quanto vale o engajamento de uma celebridade em tempos de midiatização e manifestação?

  • Fernanda Medeiros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Palavras-chave: Celebridades, multidão, mídia, manifestações.

Resumo

Os protestos populares que pararam o Brasil em junho de 2013 evidenciaram um mal-estar difuso, que se afirmou gradualmente como um acontecimento histórico-político, formado por anônimos e atravessado pela nova utilização dos meios de comunicação. No que se refere à cultura da mídia, a atuação das celebridades durante estes eventos se torna um ponto de reflexão instigante, na medida em que se observava a inserção dos artistas na multidão, ao mesmo tempo em que suas ações eram amplamente destacadas pela mídia. Na intenção de melhor entender os possíveis limites que cercam e diferem as noções de celebrização e anonimato no território da midiatização, este artigo propõe-se a identificar algumas formas de relação que foram criadas durante as manifestações populares de 2013 por parte de algumas celebridades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Medeiros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). medfernanda@gmail.com.
Publicado
2014-08-09
Como Citar
MEDEIROS, F. Quanto vale o engajamento de uma celebridade em tempos de midiatização e manifestação?. RuMoRes, v. 8, n. 15, p. 127-139, 9 ago. 2014.
Seção
Dossiê