Comunicação, linguagem e consumo: uma análise de discurso nos limites da publicização

Autores

  • Frederico Jorge Tavares de Oliveira Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.86897

Palavras-chave:

Comunicação e consumo, análise de discurso, formações discursivas, publicização, signo ideológico.

Resumo

Neste trabalho, realizei uma análise de discurso de enunciados que circulam no metrô com o objetivo de demonstrar sua participação na textura de formações discursivas e sua vinculação ao plano das formações ideológicas, das ideologias. Especificamente, busco compreender a produção de efeitos de sentido nos limites ou nas mediações de um mesmo entorno teórico e empírico da publicização, testando assim não só o confronto de interesses sociais, mas a maneira como o signo ideológico oculta esse confronto no discurso.

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Biografia do Autor

Frederico Jorge Tavares de Oliveira, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda
e Marketing (ESPM).

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

OLIVEIRA, F. J. T. de. Comunicação, linguagem e consumo: uma análise de discurso nos limites da publicização. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 249-269, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.86897. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/86897. Acesso em: 3 dez. 2020.

Edição

Seção

Artigos