Identidades e regionalização nas minisséries brasileiras

Autores

  • Felipe de Castro Muanis Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89639

Palavras-chave:

Regionalização, pluralidade, minisséries.

Resumo

Minisséries de televisão no Brasil tendem a ser espaços mais abertos à experimentação. Ainda assim, tanto sua produção quanto suas temáticas focam preferencialmente no sudeste e nos espaços urbanos, expondo um lado conservador. A raiz desse problema é a dificuldade em regionalizar a produção, algo que é essencial para pensar uma televisão de qualidade no Brasil. A partir das singularidades das minisséries O canto da sereia, Natália e A pedra do reino, pretende-se discutir, neste artigo, como pano de fundo, a necessidade de se regionalizar a produção de minisséries brasileiras para que haja uma reconstituição identitária real, que reflita a pluralidade brasileira e não apenas a da região sudeste, e para que seja possível uma produção e recepção multilateral.

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Biografia do Autor

  • Felipe de Castro Muanis, Universidade Federal Fluminense (UFF).
    Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com passagem pela Bauhaus Universität-Weimar. Professor adjunto de televisão e mídias digitais do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Coordenador do grupo de pesquisa ENTELAS. felipemuanis@id.uff.br.

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Identidades e regionalização nas minisséries brasileiras. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 73–89, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89639. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/89639.. Acesso em: 24 abr. 2024.