A midiatização da nova classe média: identidades discursivas na revista IstoÉ Dinheiro

  • Rafael Grohmann Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
Palavras-chave: Comunicação, nova classe média, identidade, discurso, midiatização.

Resumo

O artigo traz um esforço inicial de compreender a “midiatização da nova classe média” e sua circulação de discursos a partir do discurso da revista IstoÉ Dinheiro, observando sua visão de classe midiatizada. Para isso, buscamos compreender algumas relações entre identidade, discurso e consumo e observar o que a comunicação tem a dizer sobre classes sociais no cenário atual. A partir da análise de reportagens, há narrativas de superação individual junto com a imagem de um “Brasil que dá certo”. Além disso, pode-se afirmar que a revista reproduz o discurso hegemônico sobre o que é ser da “nova classe média”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Grohmann, Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
Doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas no Centro Universitário FIAM-FAAM. Pesquisador do Centro de Pesquisas em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP).
Publicado
2014-12-22
Como Citar
GROHMANN, R. A midiatização da nova classe média: identidades discursivas na revista IstoÉ Dinheiro. Rumores, v. 8, n. 16, p. 146-165, 22 dez. 2014.
Seção
Artigos