A midiatização da nova classe média: identidades discursivas na revista IstoÉ Dinheiro

Autores

  • Rafael Grohmann Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89643

Palavras-chave:

Comunicação, nova classe média, identidade, discurso, midiatização.

Resumo

O artigo traz um esforço inicial de compreender a “midiatização da nova classe média” e sua circulação de discursos a partir do discurso da revista IstoÉ Dinheiro, observando sua visão de classe midiatizada. Para isso, buscamos compreender algumas relações entre identidade, discurso e consumo e observar o que a comunicação tem a dizer sobre classes sociais no cenário atual. A partir da análise de reportagens, há narrativas de superação individual junto com a imagem de um “Brasil que dá certo”. Além disso, pode-se afirmar que a revista reproduz o discurso hegemônico sobre o que é ser da “nova classe média”.

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Biografia do Autor

  • Rafael Grohmann, Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
    Doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas no Centro Universitário FIAM-FAAM. Pesquisador do Centro de Pesquisas em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP).

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A midiatização da nova classe média: identidades discursivas na revista IstoÉ Dinheiro. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 146–165, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89643. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/89643.. Acesso em: 28 mar. 2024.