Os possíveis sentidos do pluralismo religioso: uma análise do programa Sagrado da Rede Globo

Autores

  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Emilson Ferreira Garcia Júnior Mestrando em Ciências da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com extensão universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Lima, Peru. emilson.uepb@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89647

Palavras-chave:

Midiatização religiosa, pesquisa de recepção, pluralismo religioso, programa sagrado.

Resumo

Este artigo deriva da pesquisa intitulada Em nome de uma fé plural: a diversidade religiosa do programa Sagrado da Rede Globo, que analisou a repercussão do pluralismo religioso no contexto local. Através de entrevistas com especialistas das denominações religiosas exibidas no programa e com estudantes do curso de comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o estudo de recepção apontou o que Martín-Barbero (2009) denomina “mercado amplo de ofertas comunicacionais” decorrrentes da midiatização religiosa. Os resultados do estudo indicam que o programa Sagrado cumpre importante papel na propagação das principais vertentes religiosas, mas o tempo de sua exibição é insuficiente para influenciar a formação identitária do público que o assiste e para uma discussão aprofundada em torno do pluralismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
    Professora titular do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutora (2007) em Educação e mestre em Ciência da Informação (2001) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). rnadia@terra.com.
  • Emilson Ferreira Garcia Júnior, Mestrando em Ciências da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com extensão universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Lima, Peru. emilson.uepb@gmail.com
    Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os possíveis sentidos do pluralismo religioso: uma análise do programa Sagrado da Rede Globo. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 218–235, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89647. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/89647.. Acesso em: 25 abr. 2024.