A copa em tweets: análise comparativa do uso das hashtags #EstadaonaCopa e #BairristanaCopa

Autores

  • Gabriela da Silva Zago Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.97385

Palavras-chave:

Jornalismo, humor, Twitter, redes sociais.

Resumo

Neste trabalho, procuramos analisar e comparar a utilização de hashtags de cobertura no Twitter por um site jornalístico e outro humorístico durante a Copa do Mundo de 2014: o jornal O Estado de S. Paulo, que utilizou a hashtag #EstadaonaCopa para sua cobertura em sites de rede social, e o site satírico O Bairrista, que adotou a hashtag #BairristanaCopa. O estudo foi operacionalizado a partir da combinação de observação com análise de redes sociais como métodos para compreender a estrutura e a dinâmica das redes em torno das respectivas hashtags. Resultados apontam para estruturas de rede semelhantes, porém com dinâmicas diferentes observadas em cada um dos casos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Zago, Universidade Federal de Pelotas

Professora do curso de Design Digital da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ELLISON, N.B.; BOYD, d. Sociality through social network sites. In: DUTTON, W.H. (Org.). The Oxford handbook of internet studies. Oxford: Oxford University Press, p.151-172, 2013.

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

FREEMAN, L. “Centrality in social networks: conceptual clarification”. Social Networks, v.1, p.215-239, 1979.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable media. New York: NYU Press, 2013.

PRIMO, A. “Conflito e cooperação em interações mediadas por computador”. Contemporânea, v.3, n.1, p.38-74, 2005. Disponível em: http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/conflito.pdf Acesso em: 25 ago 2014.

RECUERO, R. “Dinâmicas de redes sociais no Orkut e capital social”. Razon y Palabra, n.52, 2006. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n52/11daCunha.pdf Acesso em: 25 ago 2014.

RECUERO, R.; ZAGO, G. “Em busca das ‘redes que importam’: redes sociais e capital social no Twitter”. Líbero, n.12, v.24, p.81-94, 2009.

SCOTT, J. Social network analysis. 3.ed. Londres: Sage Publications, 2013.

SMITH, M.; MILIC-FRAYLING, N.; SHNEIDERMAN, B.; MENDES RODRIGUES, E.; LESKOVEC, J.; DUNNE, C. NodeXL: a free and open network overview, discovery and exploration add-in for Excel 2007/2010, 2010. Disponível em: http://nodexl.codeplex.com/ Acesso em: 20 de set 2014.

WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social network analysis: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

ZAGO, G. da S. A copa em tweets: análise comparativa do uso das hashtags #EstadaonaCopa e #BairristanaCopa. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 270-288, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.97385. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/97385. Acesso em: 3 dez. 2020.

Edição

Seção

Artigos