A copa em tweets: análise comparativa do uso das hashtags #EstadaonaCopa e #BairristanaCopa

Autores

  • Gabriela da Silva Zago Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.97385

Palavras-chave:

Jornalismo, humor, Twitter, redes sociais.

Resumo

Neste trabalho, procuramos analisar e comparar a utilização de hashtags de cobertura no Twitter por um site jornalístico e outro humorístico durante a Copa do Mundo de 2014: o jornal O Estado de S. Paulo, que utilizou a hashtag #EstadaonaCopa para sua cobertura em sites de rede social, e o site satírico O Bairrista, que adotou a hashtag #BairristanaCopa. O estudo foi operacionalizado a partir da combinação de observação com análise de redes sociais como métodos para compreender a estrutura e a dinâmica das redes em torno das respectivas hashtags. Resultados apontam para estruturas de rede semelhantes, porém com dinâmicas diferentes observadas em cada um dos casos estudados.

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Biografia do Autor

  • Gabriela da Silva Zago, Universidade Federal de Pelotas
    Professora do curso de Design Digital da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A copa em tweets: análise comparativa do uso das hashtags #EstadaonaCopa e #BairristanaCopa. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 270–288, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.97385. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/97385.. Acesso em: 28 mar. 2024.