Como o jovem de São Paulo ouve rádio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.106580

Palavras-chave:

Rádio, público jovem, internet, comunicador radiofônico.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar como as emissoras de rádio de São Paulo, voltadas para o público jovem e jovem adulto (até 30 anos) estão requalificando suas operações e grades de programação, como forma de atender uma nova demanda da audiência. A introdução de redes sociais na dinâmica dos programas adicionou novas possibilidades de interação entre as emissoras e uma audiência altamente conectada. Além disso, as estações passaram a oferecer mais conteúdo em seus websites: fotos, vídeos, playlists de músicas pré-configuradas, notícias segmentadas em assuntos, etc. Agora, os programas no dial também estão mudando: podemos notar uma presença maior do apresentador radiofônico durante a reprodução musical, inclusive com mais interação com a audiência. Assim, esta pesquisa apresenta como as cinco principais emissoras paulistanas de audiência jovem modificaram suas estruturas de conteúdo.

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Biografia do Autor

  • Daniel Gambaro, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
    Graduado em Rádio e Televisão pela Universidade Anhembi Morumbi (2005), Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2011), e doutorando pelo mesmo programa. Rádio, TV e suas relações com as mídias digitais compõem os principais objetos de pesquisa.

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Publicado

2016-07-07

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Artigos

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