Três estratégias para uma mesma experiência estética: em torno do “periférico” na cultura massiva

Autores

  • Gelson Santana Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51203

Palavras-chave:

Periférico, estética, filme, local, global.

Resumo

Este artigo se constitui a partir do estudo dos filmes Cidade de Deus, Gomorra e Distrito 9, buscando apontar três estratégias que servem de base ao processo de passagem, de agenciamento e de reestruturação a que um contexto “local” se expõe na sua transformação em “global”, nas narrativas audiovisuais contemporâneas construídas em torno da idéia de “periférico”. Observa-se de que forma tais estratégias estão diretamente ligadas à experiência estética posta hoje em circulação por uma conjuntura que aparentemente se tornou independente, na medida em que não mais emerge diretamente do espaço social, mas que toma como referente os meios de comunicação massivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gelson Santana, Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
    Professor do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP).

Downloads

Publicado

2010-12-06

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Três estratégias para uma mesma experiência estética: em torno do “periférico” na cultura massiva. RuMoRes, [S. l.], v. 4, n. 8, 2010. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51203. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51203.. Acesso em: 16 abr. 2024.