A representação do ato de fumar no processo de construção do Ethos

Autores

  • Hilton Castelo Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51213

Palavras-chave:

Regimes de visibilidade, ethos, cena da enunciação, ato de fumar.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar imagens do enunciador e do co-enunciador, em um discurso de natureza nãoverbal que tenha o cigarro como elemento comunicacional emblemático, sustentando-se na sintaxe do ver, conforme Landowski, e na teoria do ethos, na perspectiva de Eggs, Amossy e Maingueneau. Para tanto, a partir de foto jornalística veiculada numa coluna social do jornal Folha de S. Paulo, discutem-se os regimes de visibilidade, a construção do ethos e sua força comunicacional, a cena da enunciação, para, enfim, analisar o ato de fumar em um ethos específico.

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Biografia do Autor

  • Hilton Castelo, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
    Mestrando em Comunicação e Linguagens (Universidade Tuiuti do Paraná),especialista em Leituras de Múltiplas Linguagens (PUC-PR), graduado em Publicidade e Propaganda (UFPR). Professor de Publicidade e Propaganda (Universidade Positivo-PR).

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Publicado

2010-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A representação do ato de fumar no processo de construção do Ethos. RuMoRes, [S. l.], v. 4, n. 8, 2010. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51213. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51213.. Acesso em: 24 abr. 2024.