Os miseráveis de Victor Hugo: a invisibilidade através do nome

Autores

  • Glória Gomide Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.83564

Palavras-chave:

Literatura, cinema, adaptação, anonimato.

Resumo

Os miseráveis de Victor Hugo, de 1862, é uma das obras mais adaptadas para outros suportes. Neste trabalho se quer demonstrar que a invisibilidade das personagens é paradoxalmente revelada pela mudança de seus nomes, os quais se transformam dependendo das oportunidades de se amalgamar na multidão. As alcunhas adotadas são apropriadas às situações dramáticas desenvolvidas na obra e nas adaptações, desde a arte sequencial a adaptações operísticas e cinematográficas. E se Os miseráveis é uma obra do século XIX, vê-se que, ainda hoje, é ecoada em personagens reais, que têm ceifadas suas vidas por causa de crimes primários e, ao contrário do anonimato, se escondem através de novas identidades na multidão contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Glória Gomide, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
    Professora Doutora na Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). gloriagomide@gmail.com.

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Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Os miseráveis de Victor Hugo: a invisibilidade através do nome. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 56–68, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.83564. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/83564.. Acesso em: 29 mar. 2024.