A Marca Rio: o turismo nos documentários sobre a cidade

Autores

  • Ricardo Ferreira Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Teresa Gotardo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristina Nunes Sant'anna Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.101687

Palavras-chave:

Comunicação, memória, cidade, marca, megaeventos.

Resumo

O artigo trata da cidade do Rio de Janeiro como marca, memória e centro turístico, abordando dois documentários estrangeiros de televisão sobre turismo: 1000 places to see before you die, estadunidense, exibido pela primeira vez na rede TLC em 2007 e baseado em livro homônimo; e Brazil with Michael Palin, transmitido em 2012 pela rede britânica BBC. As exibições apresentam clichês sobre o Brasil e o Rio de Janeiro como cidade-mercadoria. Por esse viés, a cidade do Rio e a Marca Rio se reelaboram e influenciam a produção de conteúdos sobre o imaginário e a memória, consolidando a visão turística clássica.

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Biografia do Autor

  • Ricardo Ferreira Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação do Departamento de Relações Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Ana Teresa Gotardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
  • Cristina Nunes Sant'anna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Analista de marca do INPI. Pós-doutoranda em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A Marca Rio: o turismo nos documentários sobre a cidade. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 5–24, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.101687. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/101687.. Acesso em: 28 mar. 2024.