Como o jovem de São Paulo ouve rádio?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.106580Palavras-chave:
Rádio, público jovem, internet, comunicador radiofônico.Resumo
O objetivo deste artigo é demonstrar como as emissoras de rádio de São Paulo, voltadas para o público jovem e jovem adulto (até 30 anos) estão requalificando suas operações e grades de programação, como forma de atender uma nova demanda da audiência. A introdução de redes sociais na dinâmica dos programas adicionou novas possibilidades de interação entre as emissoras e uma audiência altamente conectada. Além disso, as estações passaram a oferecer mais conteúdo em seus websites: fotos, vídeos, playlists de músicas pré-configuradas, notícias segmentadas em assuntos, etc. Agora, os programas no dial também estão mudando: podemos notar uma presença maior do apresentador radiofônico durante a reprodução musical, inclusive com mais interação com a audiência. Assim, esta pesquisa apresenta como as cinco principais emissoras paulistanas de audiência jovem modificaram suas estruturas de conteúdo.Downloads
Referências
BARBOSA, A.F (coord). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no Brasil: TIC domicílios e empresas 2013. São Paulo: Comitê Gestor de Internet no Brasil, 2014
BIANCO, N.R.D. “Tendências da programação radiofônica nos anos 90 sob o impacto das inovações tecnológicas”. In: DEL BIANCO, N. R.; MOREIRA, S. V. (orgs). Rádio no Brasil: Tendências e Perspectivas. Rio de Janeiro: EdUERJ; Brasília: UnB, 1999, pp.185-204
DUBBER, A. Radio in the digital age. Cambridge-UK: Polity Press, 2013
FERRARETTO, L.A. Tendências da programação radiofônica: as emissoras em amplitude modulada. In: MOREIRA, S.V.; BIANCO, N.R.. (Eds). Desafios do Rádio no Século XXI (pp. 47-61). São Paulo-BR: Intercom; Rio de Janeiro: UERJ, 2001
__________, L.A. Rádio: Teoria e prática. São Paulo: Editora Summus, 2014
GAMBARO, D. VICENTE, E. A (re) valorização do locutor na internet: estratégias
do rádio em um cenário de reconfiguração digital. Revista de Radiodifusão. v.7 n.8. São Paulo: SET, 2013, pp. 52-60
GRUPO de Mídia SP. Mídia Dados Brasil 2015. São Paulo: Autor, 2015
HERREROS, M. C. La radio en internet: de lo ciberradio a las redes sociales y la radio móvil. Buenos Aires: La Crujía, 2007
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008
RUDIN, R. Broadcastin in the 21st century. London-UK: Palgrave Macmillan, 2011
WARREN, S. Radio: The book. (Kindle edition) London-UK, New York-USA: Focal Press, 2013, retrieved from Amazon.com.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.