Fama e engajamento no Instagram: as celebridades e a convocação de públicos

Autores

  • Fernanda Faria Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.112293

Palavras-chave:

Celebridade, público, rede social, polarização.

Resumo

Com foco no contexto atual das redes sociais brasileiras – polarizado e turbulento, a intenção deste trabalho é observar as possibilidades e tentativas de representação dos anônimos através das novas formas de interlocução que se manifestam entre as celebridades e os comuns, no ambiente digital. A ideia é fomentar a reflexão a respeito do impacto da mídia na constituição de grupos sociais ativos, analisando as investidas de representação, por parte das celebridades, em seus movimentos de convocação e de interlocução com públicos específicos. Para tanto, examinamos, na empiria, os perfis virtuais da cantora Daniela Mercury e do rapper Emicida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Faria Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.
    Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), graduada em Jornalismo pela Faculdade Pitágoras de Administração Superior (2011) e em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Fumec (2008). Integra o grupo de pesquisa Midia e Narrativa, da PUC Minas, e atua na área da comunicação, com ênfase na cultura das mídias e no universo das celebridades.

Referências

BABO-LANÇA, Isabel. O acontecimento e os seus públicos. Comunicação e Sociedade, v. 23, p. 218-235, 2013.

DEWEY, John. The Collected Works of John Dewey, 1882-1953. Supplementary Volume 1: 1884-1951. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University Press, 2008.

ROJEK, Chris. Celebridade. Trad. Talita M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. SIMÕES, P. G.; FRANÇA, V. R. V. Celebridade: quando o privado atravessa o público (e vice- versa). Revista FAMECOS, v. 21. 2014. p. 1062-1081.

TURNER, G. Understanding Celebrity. Thousand Oaks, CA: SAGE, 2004.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Fama e engajamento no Instagram: as celebridades e a convocação de públicos. RuMoRes, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 158–173, 2016. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.112293. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/112293.. Acesso em: 28 mar. 2024.