Bottle rack: a ausência da Coca-Cola nas obras de Marcel Duchamp

Autores

  • Miriam Cristina Carlos Silva Universidade de Sorocaba
  • Paulo Celso da Silva Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.134237

Palavras-chave:

Bottle rack, Coca-Cola, Marcel Duchamp

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa iniciada em 2015, a qual tem como objeto as reapropriações artísticas e midiáticas da marca Coca-Cola, bem como a expansão de suas cargas simbólicas. Neste caso, discutimos o Bottle rack de Marcel Duchamp. Para as análises, dialogamos com Paz, Cabanne, Fabbrini, Cage, entre outros, e realizamos um experimento denominado Coca-Cola’s bottle rack. Conclui-se que Coca-Cola’s bottle rack nos fez refletir acerca da linha narrativa que se cria com essa composição. A ideia é a de um objeto de arte e sua própria negação em diálogo com o espectador, que “complementa” a obra com sua percepção e seu repertório, seja este oriundo ou não da sociedade de massas, da indústria cultural ou da sociedade do espetáculo.

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Biografia do Autor

  • Miriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba

    Pós-doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2012. Professora titular do mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos. Lidera o Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Nami) da Universidade de Sorocaba.

  • Paulo Celso da Silva, Universidade de Sorocaba

    Pós-doutoramento pela Universitat de Barcelona durante os anos de 2001 e 2002 desenvolvendo projeto de pesquisa com apoio da Fapesp sobre a cidade do conhecimento. Em 2012 desenvolveu um pós-doutoramento na UERJ analisando a produção intelectual do Dr. Milton Santos e a sua aplicação/relação com a Comunicação. Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba, professor do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura, e suas atividades estão inseridas na linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais.

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Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bottle rack: a ausência da Coca-Cola nas obras de Marcel Duchamp. RuMoRes, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 270–297, 2017. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.134237. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/134237.. Acesso em: 23 abr. 2024.