Campeões de bilheteria e o sucesso como antídoto ao terceiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.134309

Palavras-chave:

Imaginário, comunicação, cinema, sucesso

Resumo

Este trabalho se propõe a refletir sobre as condições simbólicas (Durand, Bachelard) que, no cinema, podem participar da imagem do sucesso a qual, considerada no que exige de consenso e adesão coletiva, é definida a partir da premissa dos estudos do imaginário sobre as representações dos princípios lógicos de antítese, analogia e complexidade, ponderando-se que a relação com a diferença é fundamental para compreender a condição simbólica do sucesso. Com essa premissa, são examinados três dos dez filmes considerados os maiores sucessos (de bilheteria) de todos os tempos: …E o vento levou, Avatar e Titanic. Conclui-se que tanto em Avatar quanto em Titanic existe uma abordagem dualista da alteridade. Já em …E o vento levou, a abordagem é monista. Em quaisquer dos casos, é escamoteada a pluralidade, com a recusa da efetividade do Outro enquanto terceiro.

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Biografia do Autor

  • Ana Taís Portanova Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação e da Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pós-doutora em Filosofia da Imagem pela Université de Lyon III.

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Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Campeões de bilheteria e o sucesso como antídoto ao terceiro. RuMoRes, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 7–26, 2017. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.134309. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/134309.. Acesso em: 23 abr. 2024.