“Sou fã da revistinha”: as mensagens enviadas pelas crianças ao jornalismo infantojuvenil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.134336Palavras-chave:
Participação, crianças, jornalismo infantojuvenilResumo
Este trabalho é parte de tese de doutorado que aborda a participação de crianças na construção da narrativa jornalística em veículos a eles destinados. Parte-se do pressuposto de que, ainda que o surgimento de novos meios de produção e canais de distribuição possibilite a democratização midiática, apenas a provisão de recursos não garante que os meninos e as meninas de fato influenciem na produção jornalística (BUCKINGHAM, 2009). Nesse sentido, o trabalho analisou as correspondências recebidas pela revista Ciência Hoje das Crianças, de julho de 2013 a junho de 2014. Notou-se que as missivistas, de modo voluntário ou estimulado por professores, enxergam o espaço de correspondência como uma plataforma pela qual podem intervir na oferta editorial da publicação, mas de modo reforçador, ou seja, pedindo mais do que já apreciam.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. F. (Coord.). TIC educação 2013: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014a. Disponível em: <https://goo.gl/67HJy8>. Acesso em: 11 jul. 2017.
______. (Coord.). TIC kids online Brasil 2013: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014b. Disponível em: <https://goo.gl/73Np4t>. Acesso em: 11 jul. 2017.
BUCKINGHAM, D. O direito das crianças para os media. In: PONTE, C. (Org.). Crianças e jovens em notícia. Lisboa: Livros Horizonte, 2009. p. 15-27.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 1998.
GALLAGHER, M. Foucault, power and participation. International Journal of Children’s Rights, v. 16, n. 3, p. 395-406, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.