A narração de alteridade na ficção e na grande reportagem: apontamentos sobre os modos de representação do outro na televisão brasileira

Autores

  • José Augusto Mendes Lobato Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.137943

Palavras-chave:

Televisão, jornalismo, ficção seriada, alteridade, análise narrativa

Resumo

O trabalho busca mapear, discutir e elencar marcos estruturais capazes de delimitar a narrativa de alteridade como um formato transversal do ambiente televisivo, com foco em dois gêneros: a grande reportagem jornalística e a ficção seriada. Com base nas ciências da linguagem e nos estudos culturais e da imagem, são adotadas três categorias de análise – as estratégias testemunhais/evenemenciais, os jogos de oposição e as interações entre ficcionalização e factualização – para examinar quatro telenovelas e 16 edições do programa jornalístico Globo Repórter. Ao fim, são mapeados oito elementos estruturantes da enunciação de alteridade, incluindo a retórica testemunhal, a intriga fundada no outro, a marcação de fronteiras e a contra-narração, reiterando as funções de reconfiguração e disciplinarização da experiência na televisão contemporânea.

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Biografia do Autor

  • José Augusto Mendes Lobato, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor dos cursos de Comunicação Social da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e da Universidade São Judas Tadeu (USJT). Editor de conteúdo na consultoria Report Sustentabilidade. É mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCL).

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Publicado

2018-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A narração de alteridade na ficção e na grande reportagem: apontamentos sobre os modos de representação do outro na televisão brasileira. RuMoRes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 299–318, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.137943. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/137943.. Acesso em: 18 abr. 2024.