Crítica de mídia em perspectiva aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.143405

Palavras-chave:

crítica midiática, psicanálise, política, afetos

Resumo

O que significa hoje fazer crítica midiática? Abordaremos o tema em duas vetorizações: a primeira, entendendo a crítica a partir de Judith Butler; a segunda, situando o midiático da crítica a partir da psicanálise, considerando os conceitos de sintoma e fantasia. Como objeto concreto, examinaremos o tema da polarização pós-2013 no país a partir da questão dos afetos. Como dar conta dessa polarização? Como a teoria do discurso, a psicanálise e a semiótica tensiva podem colaborar na tarefa de situar essa polarização a partir da política e do circuito dos afetos? 


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Biografia do Autor

  • José Luiz Aidar Prado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

    Professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autor de Habermas com Lacan (EDUC, 2015) e Convocações biopolíticas nos dispositivos comunicacionais (EDUC, FAPESP, 2013) e coautor de Sintoma e fantasia no capitalismo comunicacional (Estação das Letras, 2017). É editor da revista Galáxia.

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Publicado

2018-06-22

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Dossiê

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