Etnografia como abordagem teórico-metodológica em estudos de crítica de mídia

Autores

  • Lívia de Souza Vieira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.144232

Palavras-chave:

Etnografia, newsmaking, jornalismo, crítica de mídia, teoria ator-rede

Resumo

A abordagem teórica do newsmaking, focada na produção jornalística, apresenta desafios que impactam diretamente as pesquisas em jornalismo: dificuldade de entrar nas redações, tensão nas entrevistas com jornalistas, efetividade no relato do trabalho de campo. Talvez por isso grande parte dos estudos se detenham na análise do produto, em especial quando se direcionam à crítica de mídia. Por outro lado, conhecer as etapas que antecedem o produto final, procurando mapear as controvérsias, pode ser bastante oportuno para as teorias desse campo. Assim, defendemos e propomos a utilização da etnografia, segundo as bases da teoria ator-rede de Latour, como abordagem teórico-metodológica possível para os estudos de crítica de mídia.

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Biografia do Autor

  • Lívia de Souza Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Doutora em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PosJor/UFSC) e docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no IELUSC (Joinville, SC).

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Publicado

2018-06-22

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Etnografia como abordagem teórico-metodológica em estudos de crítica de mídia. RuMoRes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 128–152, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.144232. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/144232.. Acesso em: 28 mar. 2024.