O cinema documentário na era da imagem técnica pós-fotográfica

Autores

  • Marcelo Prioste Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.145576

Palavras-chave:

Documentário, Imagem, Videogames, Digital, Pós-fotografia

Resumo

O presente artigo propõe uma conjetura sobre o impacto da atual imagem técnica digital procedente dos softwares de simulação e videogames na realização do cinema documentário contemporâneo. Descrita como artificial, desindexada do real e, portanto, pós-fotográfica, esta imagética promove um contraponto à tradição primordial do documentarismo baseado na imagem de origem fotográfica, o fotograma. Nesta abordagem há uma convergência na direção dos documentários de enredos históricos, pelo potencial de reinvenção e reinterpretação de relatos e episódios da História neles contidos.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Prioste, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP sendo um dos criadores da publicação dos pós-graduandos da ECA, a Revista Movimento (www.revistamovimento.net). Professor na PUC-SP (Multimeios, Jornalismo, Diálogos entre Filosofia, Cinema e Humanidades e Estéticas das Mídias). No doutorado desenvolveu pesquisa sobre o cinema documentário latino-americano com enfoque na produção do cineasta cubano Santiago Álvarez Román (1919-1998).

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O cinema documentário na era da imagem técnica pós-fotográfica. RuMoRes, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 88–108, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.145576. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/145576.. Acesso em: 19 abr. 2024.