Videoclipe: da canção popular à imagem-música

Autores

  • Marcelo Bergamin Conter Universidade Federal do Vale do Rio Sinos (UNISINOS).
  • Suzana Kilpp Universidade Federal do Vale do Rio Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51116

Palavras-chave:

Videoclipe, canção popular, devires audiovisuais, imagem-música.

Resumo

O presente artigo aborda duas temáticas do videoclipe: uma delas é sua recente autonomização dos modelos de produção e distribuição da indústria fonográfica, causados pela expansão da produção videográfica para a internet. A outra temática trata dos seus devires audiovisuais, aquilo que está congelado na matéria como potência, podendo ou não se atualizar em novos videoclipes, especializando, assim, sua linguagem. Entender a autonomização só é possível compreendendo esses devires, e, para isso, tomamos como referencial teórico pensadores que trataram de temas como tempo, percepção e memória, e os que trataram de audiovisual e música em sua perspectiva técnica, estética e filosófica. Também trata de esclarecer alguns aspectos da canção popular e da história do videoclipe, e de como imagem e música nele se articulam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Bergamin Conter, Universidade Federal do Vale do Rio Sinos (UNISINOS).
    Graduando em Comunicação Social: Hab. Publicidade e Propaganda (UNISINOS). Bolsista PIBIC. bconter@gmail.com
  • Suzana Kilpp, Universidade Federal do Vale do Rio Sinos (UNISINOS).
    Doutora em Comunicação Social. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (UNISINOS). sukilp@unisinos.br.

Downloads

Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar