Comunicar para educar: educomunicação e leitura na escola

Autores

  • Ivan Fortunato Universidade Estadual Paulista (UNESP).
  • Iracema Torquato Universidade Estadual Paulista (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51217

Palavras-chave:

Educomunicação, semiótica, leitura, mídia, educação.

Resumo

Discute-se neste artigo a prática de leitura na escola pela educomunicação. Apresentando postura crítica frente ao papel reprodutivo da escola e do pensar dominante da mídia, propõe-se unir o lúdico ao artístico para a superação do discurso autoritário da escola. Pela semiologia de Peirce, propõem-se práticas que levam as crianças à leitura crítica dos livros paradidáticos e a desvendar as tramas da narrativa, evitando os famosos preenchimentos mecânicos de lacunas e/ou cópias de parágrafos.

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Biografia do Autor

  • Ivan Fortunato, Universidade Estadual Paulista (UNESP).
    Doutorando pelo IGCE-Unesp. Possui graduação em pedagogia pela Unesp/FCLAr (2005).
  • Iracema Torquato, Universidade Estadual Paulista (UNESP).
    Doutora em Educação: Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira (Unesp), mestre em Comunicação Midiática (Unesp), coordenadora do Curso de Pedagogia das Faculdades Carlos Drummond de Andrade e João XXIII.

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Publicado

2010-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Comunicar para educar: educomunicação e leitura na escola. RuMoRes, [S. l.], v. 4, n. 8, 2010. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51217. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51217.. Acesso em: 28 mar. 2024.