O palhaço silencioso, melancólico Somewhere, perplexidades: o deslugar no cinema contemporâneo

Autores

  • Sandra Fischer Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.83571

Palavras-chave:

Cinema contemporâneo, cotidiano, deslugar, O palhaço, Um lugar qualquer.

Resumo

O trabalho explora expressividades poéticas que configuram, nos filmes O palhaço (Selton Mello, Brasil, 2011) e Um lugar qualquer (Somewhere, Sofia Coppola, EUA, 2010), a emergência de um modo subjetivo e objetivo de estar no mundo. Ele se apresenta e se coloca de forma atípica em relação à situação dos lugares convencionalmente estabelecidos na sociedade contemporânea, um modo de o sujeito experimentar o cotidiano acomodado/desacomodado em uma dimensão topológica imaginária que se caracteriza como deslugar.

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Biografia do Autor

  • Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutora em cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom-UTP), programa em que atua como docente/pesquisadora. sandrafischer@uol.com.br.

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Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O palhaço silencioso, melancólico Somewhere, perplexidades: o deslugar no cinema contemporâneo. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 154–170, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.83571. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/83571.. Acesso em: 19 abr. 2024.