O processo de metamorfose na identidade da pessoa com amputação

Autores

  • Kátia Monteiro De Benedetto Pacheco Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Antonio da Costa Ciampa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v13i3a102746

Palavras-chave:

Amputação, Reabilitação, Crise de Identidade

Resumo

O presente artigo refere-se a uma pesquisa cujo objetivo foi compreender o processo de metamorfose da identidade da pessoa com amputação. Utilizou-se a metodologia qualitativa do estudo de caso, mediante a análise da narrativa da história de vida do sujeito considerado emblemático, que foi selecionado na Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP. Verificou-se que, quando o sujeito consegue atribuir um sentido emancipatório ao conflito gerado pela sua amputação, ele pode rever seus valores preconceituosos e estigmatizantes acerca do significado social de ser uma pessoa com deficiência e com isso re-significar tais valores, o que propicia uma postura mais reflexiva e autodeterminada, bem como a reconstrução de seu projeto de vida com um novo sentido emancipatório.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Pacheco KMB. O Processo de metamorfose da identidade do paciente amputado [dissertação]. São Paulo: Universidade São Marcos;2005.

Ciampa AC. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio da psicologia social. São Paulo: Brasiliense; 1987.

Kolyniak HMR. Metamorfose e utopia: A identidade do professor de educação física que busca a emancipação humana [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;1996.

Lane STM. O que é psicologia social. São Paulo: Brasiliense; 1981.

Ciampa AC. Identidade humana como metamorfose: a questão da família e do trabalho e a crise de sentido no mundo moderno. Rev Interações. 1998;6(3):87-101.

Ciampa AC, Kolyniak HMR. Corporeidade e dramaturgia do cotidiano. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2004.

Godoy MP. A busca pela emancipação: identidade do homem idoso [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2004.

Ciampa AC. Políticas de identidade e identidades políticas. In: Dunker CIL, Passos MC, organizadores. Uma psicologia que se interroga: ensaios. São Paulo: Edicon; 2002. p. 133-44.

Publicado

2006-12-09

Edição

Seção

Relato de Caso

Como Citar

1.
Pacheco KMDB, Ciampa A da C. O processo de metamorfose na identidade da pessoa com amputação. Acta Fisiátr. [Internet]. 9º de dezembro de 2006 [citado 3º de maio de 2024];13(3):163-7. Disponível em: https://revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/102746