Estudo descritivo do desempenho ocupacional do sujeito com doença de Parkinson: o uso da CIF como ferramenta para classificação da atividade e participação

Autores

  • Renato Nickel Universidade Federal do Paraná
  • Lauren Machado Pinto Universidade Federal do Paraná
  • Andressa Pereira Lima Universidade Federal do Paraná
  • Elaine Janeckzo Navarro Universidade Federal do Paraná
  • Helio Afonso Ghizoni Teive Universidade Federal do Paraná
  • Nilson Becker Universidade Federal do Paraná
  • Renato Puppy Munhoz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v17i1a103304

Palavras-chave:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Doença de Parkinson, Terapia Ocupacional, Qualidade de Vida

Resumo

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) surge como uma ferramenta para classificar e identificar fatores, que além da condição de saúde, estejam interferindo na funcionalidade de sujeitos na realização de atividades. Neste estudo transversal realizou-se a avaliação do desempenho ocupacional de 46 sujeitos diagnosticados com a Doença de Parkinson (DP), através da aplicação da Medida de Desempenho Ocupacional Canadense (MDOC) e classificação das mesma nos domínios da CIF. Sendo as atividades mais comprometidas a Vida Comunitária, Social e Cívica (32,6%); a Mobilidade (26,1%); o Cuidado Pessoal (27,1%); a Vida Doméstica (10,9%); e, Aprendizagem e Aplicação de Conhecimento (8,7%). Foram levantadas informações sobre: sexo, estado civil, tipo de residência, necessidade ou não de assistência, Escala de Hoehn & Yahr, perfil de rigidez, estabilidade postural, idade e tempo de doença. Estas não apresentaram significância estatística (p< 0,05). Contudo na correlação entre variáveis levantadas, obteve-se, através do teste de correlação não-paramétrico de Spearman, que apenas a variável rigidez apresentou uma correlação média de “r-0,452” (p< 0,01) com os cinco domínios classificados na CIF. Os resultados evidenciam a importância da promoção e manutenção da Vida Comunitária, Social e Cívica para sujeitos com DP e a rigidez como componente importante de queixas em relação ao desempenho ocupacional. O Modelo de Saúde proposto pela CIF, em conjunto com a aplicação da MDOC, mostrou-se efetivo, permitindo a correlação quando a atividade é foco de avaliação, entre funções e estruturas do corpo, fatores ambientais e pessoais, com as dificuldades de desempenho na realização das atividades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: Edusp, 2003.

Francisco GE, Jain SS. Doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento. In: Delisa JA. Tratado de medicina de reabilitação: princípios e prática. 3 ed. Barueri: Manole; 2001. p.1089-96.

Fahn S, Przedborski S. Parkinsonismo. In: Rowland LP. Merrit: tratado de neurologia. 11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2007. p.768-83.

Goulart F, Pereira LX. Uso de escalas para avaliação da Doença de Parkinson em Fisioterapia. Rev Fisioter USP. 2005;(1-2):49-5.

Law M, Baptiste S, Carswell A, McColl MA, Polatajko H, Pollock N. Medida Canadense de desempenho ocupacional (COPM). Belo Horizonte: UFMG; 2009.

Carswell A. Medida de performance ocupacional canadense. In: Sumsion T. Prática baseada no cliente na terapia ocupacional: guia para a implementação. São Paulo: Roca; 2003. p. 183-202.

Pina APB. Investigação e estatística com o Epinfo. Curitiba: Instituto da Droga e Farmacodependência; 2005. p.20-32.

Cavalcanti A. Avaliação da recreação e do lazer. In: Cavalcanti A, Galvão C. Terapia ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2007. p.69-70.

Wilson L. Atividade e participação: parte 2. In: Atwal A, McLnytre A. Terapia ocupacional e a terceira idade. São Paulo: Santos; 2007. p.187-202.

Turner A. Occupational for therapy. In: Turner A, Foster M, Johnson SE. Occupational therapy and physical dysfunction: principles, skills and practice. 5th ed. Londres: Churchill Livingstone; 2002. p.115-30.

Gaudet P. Measuring the impact of Parkinson's disease: an occupational therapy perspective. Can J Occup Ther. 2002;69(2):104-13.

Publicado

2010-03-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Nickel R, Pinto LM, Lima AP, Navarro EJ, Teive HAG, Becker N, et al. Estudo descritivo do desempenho ocupacional do sujeito com doença de Parkinson: o uso da CIF como ferramenta para classificação da atividade e participação. Acta Fisiátr. [Internet]. 9º de março de 2010 [citado 27º de abril de 2024];17(1):13-7. Disponível em: https://revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103304