Correlações entre macronutrientes e matéria seca digestível de centrosema (Centrosema pubescens Benth.), siratro (Macroptilium atropurpureum cv. siratro) e soja perene (Glycine wightii Willd.)

  • A.F.J. Bellote USP; E.S.A. Luiz de Queiroz
  • H.P. Haag USP; E.S.A. Luiz de Queiroz; Departamento de Química
  • G.D. de Oliveira USP; E.S.A. Luiz de Queiroz; Departamento de Química
  • J.R. Sarruge USP; E.S.A. Luiz de Queiroz; Departamento de Química

Resumo

Com a finalidade de se detectar correlações entre os teores químicos e a matéria seca digestível em plantas de centrosema, siratro e soja perene, foram cultivadas no campo e coletadas após 21 dias de germinação e em intervalos de 21 dias atÉ a idade de 147 dias. O material coletado foi dividido em folhas e caules e analisados para N, P, K, Ca, Mg e S pelos métodos convencionais, Foram conduzidos testes de digestibilidade in Vivo pela técnica do "saquinho de nylon" em animal fistulado. Foram detectadas correlações positivas para P e Mg e negativas para Ca nas folhas de centrosema. Para o caule da mesma leguminosa foi obtido correlação positiva para P e negativo para o Ca. Nas plantas de siratro somente as folhas apresentam regressão significativa sendo observado correlações positivas para P, K, Ca e negativa para N. Para soja perene K e S apresentam regressão significativa; sendo a correlação positiva para K e negativa para o S.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1979-01-01
Como Citar
Bellote, A., Haag, H., Oliveira, G., & Sarruge, J. (1979). Correlações entre macronutrientes e matéria seca digestível de centrosema (Centrosema pubescens Benth.), siratro (Macroptilium atropurpureum cv. siratro) e soja perene (Glycine wightii Willd.) . Anais Da Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, 36, 647-658. https://doi.org/10.1590/S0071-12761979000100036
Seção
nd1229118771