Nutrição mineral de hortaliças. XXI. Efeito da omissão dos macronutrientes no crescimento e na composição química do pimentão (Capsicum annuum, L., var. Avelar)

  • Pedro Dantas Fernandes F.M.V.A.J.; Departamento de Fitotecnia
  • Henrique Paulo Haag E.S.A.Q.; Departamento de Química

Resumo

O presente trabalho teve como objetivos: 1 - Obter um quadro sintomatológico das carências dos macronutrientes; 2 - Estudar o efeito da omissão e presença dos macronutrientes sobre o crescimento e composição química das diversas partes da planta. Plantas de pimentão (Capsicum annuum L, var. Avelar) foram cultivadas em vasos contendo sílica e irrigadas duas vezes ao dia com solução nutritiva completa e deficiente nas macronutrientes. Surgidos os sintomas de deficiência, as plantas foram colhidas, para obtenção de seu peso seco e para serem analisados os elementos em estudo. Os autores descrevem os sintomas e apresentam dados analíticos referentes a plantas sadias e desnutridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1972-01-01
Como Citar
Fernandes, P., & Haag, H. (1972). Nutrição mineral de hortaliças. XXI. Efeito da omissão dos macronutrientes no crescimento e na composição química do pimentão (Capsicum annuum, L., var. Avelar) . Anais Da Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, 29, 223-235. https://doi.org/10.1590/S0071-12761972000100016
Seção
naodefinida