Influência de tipos de substratos e modos de aplicação de nutrientes na extração de macronutrientes por mudas de guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis)

  • Antônio Maria Gomes de Castro ACAR-Amazonas
  • José Renato Sarruge E.S.A. Luiz de Queiroz; Departamento de Química
  • Benjamin De Souza Mafra E.S.A. Luiz de Queiroz; Departamento de Química

Resumo

Foi verificada a influência de 3 tipos de substratos (areia + barro; areia + barro + estéreo de gado; areia + barro + esterco de galinha), e 3 modos de aplicação de nutrientes (solução nutritiva pulverizada nas folhas de 15 em 15 dias, idem de 30 em 30 dias e aplicada diretamente no substrato de areia + barro sobre as quantidades de macronutrientes extraídas pelas mudas. Encontrou-se uma maior extração de N, seguido pelo K, Ca, Mg, P e S. O substrato areia + barro + estéreo de gado possibilitou maiores extrações de macronutrientes. A quantidade total de elementos na matéria orgânica utilizada, à exceção do N, foi suficiente para as necessidades das mudas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1975-01-01
Como Citar
Castro, A., Sarruge, J., & Mafra, B. (1975). Influência de tipos de substratos e modos de aplicação de nutrientes na extração de macronutrientes por mudas de guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis) . Anais Da Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, 32, 627-632. https://doi.org/10.1590/S0071-12761975000100055
Seção
naodefinida