Concentrações de alguns macro e micronutrientes em essências florestais do parque da Escola Superior de Agricultura «Luiz de Queiroz»

Autores

  • Fernando Antonio Campo Dall'Orto
  • Rubens Cristiano Damas Garlipp
  • Jorge Luís Brauner
  • Marcos Tasso de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0071-12761976000100019

Resumo

Em cinco árvores do parque da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", pertencentes às espécies, Aspidospernia polyneuron Müell, Cariniana estrellensis Raddi, Paratecoma peroba Record, Aleurites moluccana Wield e Piptadenia rígida, foram coletadas três amostras constituídas de folhas consideradas novas, medianas e velhas, aparentemente. As 15 amostras obtidas foram lavadas para micronutrientes, secadas em estufa a aproximadamente 70ºC, moídas e analisadas sob três repetições, quanto a seus teores em N, R, K, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn e Zn. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, e as diferenças estatísticas significativas entre as médias dos vários tratamentos, detectadas pela análise de variância, foram comparadas através do teste Tukey. Os seguintes contrastes puderam ser observados : a) Pelo menos uma árvore dentre as cinco, diferiu das demais quanto à concentração relativa de cada um dos nutrientes considerados . b) Em todas as árvores estudadas, com exceção da pertencente à espécie Aleurites moluccana (nogueira de Iguape), os nutrientes constatados em maior concentração foram o N e o Ca, enquanto que, na nogueira detectou-se maior concentração de N e K. c) Piptadenia rígida (angico branco) e Cariniana estrellensis (jequitibá branco) mostraram concentrações particularmente elevadas de Fe. d) Genericamente, as folhas novas das essências observadas apresentaram tendência de possuírem maiores concentrações de N, R, K e Cu, enquanto as folhas velhas mostraram maiores concentrações de Ca e Mn.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1976-01-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Concentrações de alguns macro e micronutrientes em essências florestais do parque da Escola Superior de Agricultura «Luiz de Queiroz» . (1976). Anais Da Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, 33, 233-242. https://doi.org/10.1590/S0071-12761976000100019