Efeito de reguladores do crescimento nas características tecnológicas das frutificações do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill cv. Gigante Piedade)

Autores

  • Homero Fonseca ESALQ; Departamento de Tecnologia Rural
  • João N. Nogueira ESALQ; Departamento de Tecnologia Rural
  • Murilo Graner ESALQ; Departamento de Tecnologia Rural
  • A. Valéria K. O. Annicchino ESALQ; Departamento de Tecnologia Rural
  • Paulo R. C. Castro ESALQ; Departamento de Tecnologia Rural
  • Keigo Minami ESALQ; Departamento de Tecnologia Rural
  • Natal A. Vello ESALQ; Departamento de Tecnologia Rural

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0071-12761977000100020

Resumo

No presente trabalho foi estudado o efeito de reguladores de crescimento (CCC, Alar, Giberelina e Ethephon) nas características do tomate. Os reguladores foram aplicados uma só vez, em pulverização foliar aos 38 dias após a semeação. Foram efetuadas duas colheitas, aos 60 dias e aos 100 dias após a aplicação dos reguladores. A qualidade foi avaliada através de análises físicas (Brix e cor), químicas (pH, ácido ascórbico e atividade de pectinesterase) e sensorials (cor, "flavor", aspectos interno e externo). Dentro das condições deste experimento os autores concluíram que a aplicação daquelas substâncias não teve influência no pH, na cor, nos conteúdos de sólidos solúveis e de ácido ascórbico dos frutos. Houve pequena influência na atividade da pectinesterase porém, devida à interação entre tratamentos e época de colheita. O "flavor" não foi afetado pelos tratamentos, mas os tomates da segunda colheita foram significativamente melhores. O aspecto interno e o externo foram bastante afetados, tendo o Ethephon sido o pior e o CCC, o melhor. Em termos de qualidade geral, os tratamentos classificaram-se, de acordo com a preferência dos julgadores, em ordem decrescente de qualidade como segue: CCC, Ethephon, Testemunha, Giberelina e Alar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1977-01-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Efeito de reguladores do crescimento nas características tecnológicas das frutificações do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill cv. Gigante Piedade) . (1977). Anais Da Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, 34, 295-305. https://doi.org/10.1590/S0071-12761977000100020