Nutrição mineral do cafeeiro III. Recrutamento de B, Cu, Fe, Mn e Zn pelo cafeeiro (Coffea arabica L. cv. Catuai) com dois, três, quatro e cinco anos de idade; nas fases fenológicas de repouso, granação e maturação vegetando em um latossolo vermelho amarelo, fase cerrado

  • S. Cietto Universidade de São Paulo; Departamento de Química da E.S.A. Luiz de Queiroz; Departamento de Química da E.S.A.
  • H.P. Haag Universidade de São Paulo; Departamento de Química da E.S.A. Luiz de Queiroz; Departamento de Química da E.S.A.
Palavras-chave: acúmulo de B, Cu, Fe, Mn, Zn

Resumo

Em uma plantação de cafeeiros (Coffea arabica cv. Catuai) com dois, três, quatro e cinco anos de idade no campo, situada em Latossolo Vermelho Amarelo, fase cerrado no município de Salto, SP, determinou-se o recrutamento de micronutrientes no caule, ramos, folhas e frutos, durante as fases fenológicas de repouso, granaçao e maturação. Concluiu-se que: A maior acumulação de cobre, manganês e zinco ocorre nos meses de julho, janeiro e junho em cafeeiros com cinco anos de idade. A acumulação de boro e ferro varia em função das épocas. Em janeiro e junho o acúmulo de ferro nao mostrou diferenças entre as idades. O cafeeiro aos cinco anos de campo exporta através da colheita, em função do conteúdo total da planta 30% de B, 46% de Cu, 26% de Fe, 14% de Mn e 25% de Zn.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1989-01-01
Como Citar
Cietto, S., & Haag, H. (1989). Nutrição mineral do cafeeiro III. Recrutamento de B, Cu, Fe, Mn e Zn pelo cafeeiro (Coffea arabica L. cv. Catuai) com dois, três, quatro e cinco anos de idade; nas fases fenológicas de repouso, granação e maturação vegetando em um latossolo vermelho amarelo, fase cerrado . Anais Da Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, 46(2), 403-431. https://doi.org/10.1590/S0071-12761989000200009
Seção
Artigos