Ação de reguladores vegetais no desenvolvimento, aspectos nutricionais, anatômicos e na produtividade do feijoeiro (Phaseolus vulgaris cv. Carioca)

Autores

  • P.R.C. Castro Universidade de São Paulo; E.S.A.Luiz de Queiroz; Departamento de Botânica
  • B. Appezzato Universidade de São Paulo; E.S.A.Luiz de Queiroz; Departamento de Botânica
  • W.A.R. Lara C. USP; E.S.A.Luiz de Queiroz
  • A. Pelissari USP; E.S.A.Luiz de Queiroz
  • M. Pereira USP; E.S.A.Luiz de Queiroz
  • J.A. Medina M. USP; E.S.A.Luiz de Queiroz
  • A.C. Bolonhezi ESALQ; Departamento de Química
  • J.A.G. Silveira Universidade de São Paulo; Centro de Energia Nuclear na Agricultura

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0071-12761990000100002

Palavras-chave:

reguladores de crescimento, feijoeiro, desenvolvimento, teores de nutrientes

Resumo

Neste estudo foram determinados os efeitos de reguladores vegetais na altura, na formação foliar, nos teores de nutrientes acumulados (N total, protéico e amínico; P, K e Ca, na anatomia e na produtividade do feijoeiro 'Carioca', sob condições de casa de vegetação. A semeadura foi realizada em 22/07/88, sendo que em 22/08/88 foi efetuada a pulverização das plantas com giberelina 50ppm, ácido naftalenacético 50ppm, chlormequat 1000ppm, daminozide 3000ppm, chlorflurenol 100ppm e Figaron 50ppm, tendo-se mantido um controle. Foram portanto realizados 7 tratamentos, tendo-se estabelecido 7 repetições, num delineamento inteiramente casualizado. A altura das plantas e a formação foliar foram determinadas 7, 14, e 21 dias após a aplicação, sendo que na colheita procedeu-se à coleta de amostras para a análise das diferentes formas de N, do P, K e Ca nas plantas, anatomia foliar, além do estabelecimento da produtividade do feijoeiro 'Carioca'. Os resultados obtidos, revelaram que as plantas tratadas com giberelina, mostraram maior crescimento e aumento no número de folhas desenvolvidas, sendo que chlorflurenol causou a maior redução nesses parâmetros. Daminozide e chlormequat tenderam a apresentar maiores teores de N total, sendo que daminozide através de aumento em N protéico e chlormequat incrementando N amínico. Chlorflurenol aumentou os níveis de K e Ca, reduzindo o teor de P, Figaron aumentou o conteúdo de Ca, sendo que daminozide aumentou o nível de K. Análises histológicas das alterações, induzidas por chlorflurenol, revelaram um acúmulo atípico de grãos de amido, nas células do parênquima medular dos pecíolos dos feijoeiros tratados. Ácido naftalenacético, chlormequat e daminozide reduziram o peso das vagens e das sementes, sendo que chlorflurenol inibiu a produção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1990-01-01

Edição

Seção

Fisiologia Vegetal

Como Citar

Ação de reguladores vegetais no desenvolvimento, aspectos nutricionais, anatômicos e na produtividade do feijoeiro (Phaseolus vulgaris cv. Carioca) . (1990). Anais Da Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, 47(1), 11-28. https://doi.org/10.1590/S0071-12761990000100002