Predestination and the metaphysics of identity: a Yoruba (African) case study

Autores

  • Yunusa Kehinde Salami Obafemi Awolowo University, Ile-Ife, Osun State, Nigeria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i24-26p211-223

Palavras-chave:

predestinação, destino, pessoa humana, identidade pessoal, o ser supremo, Ori – o portador do destino.

Resumo

A predestinação como uma questão da metafísica tem a ver com a idéia de uma escolha ou uma atribuição pré-natal do objetivo ou da finalidade pela qual uma pessoa ou um objeto foi criado. O destino como algo escolhido ou atribuído representa aquilo que a pessoa deve cumprir ao longo da sua vida terrestre. Conforme alguns relatos iorubanos acerca da predestinação, após a infusão do fôlego da vida que Olodumare (o ente supremo) deposita em cada pessoa criada, a pessoa tem que escolher o seu ori (destino) que o vai acompanhar ao mundo. Outros relatos acreditam que esse destino é imposto à pessoa. Seja qual for a maneira
da aquisição, os iorubas acreditam que é dentro desse destino que se encontra impresso os sucessos e fracassos que a pessoa vai ter que vivenciar durante toda a sua vida. Baseado em alguns argumentos propostos sobre a identidade pessoal, este artigo observa que não se pode estabelecer a priori uma relação de identidade entre aquela pessoa que escolheu um destino numa existência pré-natal e aquele que, supostamente está cumprindo esse mesmo destino no mundo físico. Devido a essa impossibilidade de provar que se trata nos dois casos duma e mesma pessoa, o artigo conclui que a noção de predestinação proposta pelo código iorubano não pode ser sustentado de um ponto de vista racional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yunusa Kehinde Salami, Obafemi Awolowo University, Ile-Ife, Osun State, Nigeria
    Dept. of Philosophy, Obafemi Awolowo University, Ile-Ife, Osun State, Nigeria.

Downloads

Publicado

2009-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Predestination and the metaphysics of identity: a Yoruba (African) case study. África, [S. l.], n. 24-26, p. 211–223, 2009. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i24-26p211-223. Disponível em: https://revistas.usp.br/africa/article/view/74092.. Acesso em: 25 abr. 2024.