As cores do som: estruturas sonoras e concepção estética na música afro-brasileira

Autores

  • Tiago Oliveira Pinto Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i22-23p87-109

Palavras-chave:

música africana, música afro-brasileira, análise musical, Antropologia da Música, Etnomusicologia, estruturas sonoras, estética.

Resumo

Com este ensaio propõe-se uma sistematização de estruturas musicais afro-brasileiras com base em estudos feitos no campo da musicologia africana e brasileira. As musicalidades afro-brasileiras são percebidas de forma específica nesta abordagem, pois mesmo não se tratando de música africana, são orientadas por princípios musicais africanos, ao mesmo tempo que também enveredam por caminhos próprios, principalmente com relação às suas concepções estéticas.

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Biografia do Autor

  • Tiago Oliveira Pinto, Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Departamento de Antropologia da FFLCH-USP.

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Publicado

2004-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As cores do som: estruturas sonoras e concepção estética na música afro-brasileira. África, [S. l.], n. 22-23, p. 87–109, 2004. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i22-23p87-109. Disponível em: https://revistas.usp.br/africa/article/view/74580.. Acesso em: 28 mar. 2024.