Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Agrária tem como proposta a construção de um canal de debate em torno da questão agrária, em uma perspectiva crítica, com o compromisso de contribuir para a compreensão de seus fundamentos e suas diferentes formas de manifestações territoriais. 

Nesse sentido a revista debate temas atuais articulados sob a forma de dossiês, com contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais, por meio das seguintes seções: Dossiê, Artigos, Teoria em Debate e Resenhas. 

 

Políticas de Seção

Dossiê

Dossiês – resultados de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento e ligados ao tema chamado pela revista – 15 a 25 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Artigos – resultados de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento – 15 a 25 páginas. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Teoria em Debate

Teoria em Debate – reflexão teórica sobre temas da Geografia Agrária – 20 a 40 páginas.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Resenhas – contribuições e avaliação crítica de obras atuais (livros, teses e dissertações) relacionadas a temas da Geografia Agrária – 3 a 5 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seminário Terra, Alimento e Liberdade

Seção criada EXCLUSIVAMENTE para artigos relativos às mesas redondas do Seminário "Terra, Alimento e Liberdade: o que você alimenta quando se alimenta?" com vistas a formar um número especial da Revista. Excepcionalmente os artigos aqui submetidos serão avaliados, cada um, por um membro do corpo editorial e, em caso de problemas, será encaminhado a outro membro.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos para publicação serão apreciados por dois parecerias da Comissão Científica que poderão aceitá-los, aceitá-los desde que sejam feitas algumas modificações ou recusá-los. Em caso de divergência entre os dois pareceristas o artigo será enviado a um terceiro parecerista. Os nomes dos pareceristas permanecerão sob sigilo, bem como as informações sobre trabalhos não aceitos. Em caso de recusa da publicação, uma vez considerado o parecer dos avaliadores e feitas as devidas adequações, o autor poderá, caso considerar pertinente, submeter novamente o artigo que passará por todas as avaliações outra vez. O tempo para conclusão de uma avaliação varia de 40 a 60 dias, podendo sofrer alterações em função do tempo empregado pelo pareceria em responder à solicitação.

As Resenhas serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Revista e estarão sujeitas à mesma política que os artigos.

A Comissão Científica é formada por pesquisadores renomados das mais diferentes áreas de pesquisa na Geografia e Ciências Afins, atuastes em Programas de Pós Graduação em Universidades Públicas  por todo o país e também por pesquisadores renomados internacionais.

Os Editores reservam-se o direito de sugerir aos autores modificações de forma de modo a adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista.

 

Periodicidade

Semestral com publicação em abril e outubro

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento no mundo.