Foco e Escopo

A revista Agrária tem como proposta a construção de um canal de debate em torno da questão agrária, em uma perspectiva crítica, com o compromisso de contribuir para a compreensão de seus fundamentos e suas diferentes formas de manifestações territoriais. 

Nesse sentido a revista debate temas atuais articulados sob a forma de dossiês, com contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais, por meio das seguintes seções: Dossiê, Artigos, Teoria em Debate e Resenhas. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos para publicação serão apreciados por dois parecerias da Comissão Científica que poderão aceitá-los, aceitá-los desde que sejam feitas algumas modificações ou recusá-los. Em caso de divergência entre os dois pareceristas o artigo será enviado a um terceiro parecerista. Os nomes dos pareceristas permanecerão sob sigilo, bem como as informações sobre trabalhos não aceitos. Em caso de recusa da publicação, uma vez considerado o parecer dos avaliadores e feitas as devidas adequações, o autor poderá, caso considerar pertinente, submeter novamente o artigo que passará por todas as avaliações outra vez. O tempo para conclusão de uma avaliação varia de 40 a 60 dias, podendo sofrer alterações em função do tempo empregado pelo pareceria em responder à solicitação.

As Resenhas serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Revista e estarão sujeitas à mesma política que os artigos.

A Comissão Científica é formada por pesquisadores renomados das mais diferentes áreas de pesquisa na Geografia e Ciências Afins, atuastes em Programas de Pós Graduação em Universidades Públicas  por todo o país e também por pesquisadores renomados internacionais.

Os Editores reservam-se o direito de sugerir aos autores modificações de forma de modo a adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista.

Periodicidade

Semestral com publicação em abril e outubro

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento no mundo.

Histórico do periódico

A revista Agrária foi idealizada pelo Laboratório de Geografia Agrária USP em 1998, por ocasião do I Simpósio de Geografia Agrária, tornando-se realidade em 2004 com a publicação de seu primeiro número. A concepção que norteou sua criação foi a de que deveríamos socializar a grande quantidade de reflexões e informações acumuladas ao longo dos anos de existência do Laboratório de Geografia Agrária. Desde então ela tem sido publicada no formato "Dossiês", ou seja, com números sobre temas centrais para a compreensão da questão agrária na atualidade.