A chegada do "outsider" ao rural-paraíso: novos atores e relações sociais e econômicas no contexto turístico da Serra de Ibitipoca (MG)

Autores

  • Bruno Pereira Bedim
  • Maria Aparecida dos Santos Tubaldibi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i5p3-39

Palavras-chave:

Turismo, Espaço rural, Mudança Social, Cultura local, Ibitipoca.

Resumo

O artigo discute os processos derivados da apropriação da Serra de Ibitipoca por demandas urbanas, via turismo – enfocando o movimento processual de transformação de espaços até então caracterizados por atividades agrícolas de subsistência e peculiares formas de organização social. São analisadas as tensões desencadeadas pela chegada de novos atores sociais ao lugar, engendrando, assim, uma série de conflitos entre os recém-chegados “forasteiros” e a população rural já estabelecida na região – os chamados “nativos”. Têm-se no modelo teórico de Norbert Elias – o modelo das figurações sociais – como paradigma a nortear o estudo. Por conseguinte, demonstra-se como ambos os grupos disputam para si as posições de poder mais elevado, delineando estratégias de distinção social e disputas que envolvem tais relações. As mudanças observadas refletem o “rural” de Ibitipoca como espaço de (des)encontro entre temporalidades distintas, onde variados atores projetam diferentes representações, interesses e valores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-12-17

Como Citar

A chegada do "outsider" ao rural-paraíso: novos atores e relações sociais e econômicas no contexto turístico da Serra de Ibitipoca (MG). (2006). Agrária (São Paulo. Online), 5, 3-39. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i5p3-39