Reforma agrária no Brasil: algumas considerações sobre a materialização dos assentamentos rurais

Autores

  • Marco Antonio Mitidiero Junior Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i14p4-22

Palavras-chave:

Luta pela terra, Assentamento, Materialização, Movimentos sociais, Estado

Resumo

Este artigo visa discutir em linhas gerais algumas questões e problemas que o processo de assentamento de famílias sem terra traz à tona, assumindo como parâmetro analítico certo referencial teórico e conceitual já consolidado na Geografia. Dessa forma, objetiva-se discutir a materialização da luta pela terra representada pelo Projeto de Assentamento e o tratamento científico que o tema vem recebendo. Para realizar a referida reflexão, parte-se do reconhecimento de que o Estado, sobretudo nos últimos vinte anos dos governos federais que se sucederam, não é o único e principal protagonista do surgimento dos Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária. Pelo contrário, a sociedade civil organizada em movimentos sociais no campo é quem pressiona o Estado para a realização da Reforma Agrária. Durante as diferentes etapas que caracterizam o processo de assentamento, surge uma série de problemas decorrentes da transformação de família sem terra para família assentada, pequena produtora rural. No bojo desse processo a relação que estabelecem Estado, famílias assentadas e movimentos sociais apresenta-se de forma conflituosa, produzindo uma série de limitações à concretização da conquista da terra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALENTEJANO, Paulo Roberto. Os Movimentos Sociais e a Teoria Geográfica. In: MARFON, G. S.; RUA, J., RIBEIRO, M. (Orgs.). Abordagens teóricometodológicas em Geografia Agrária. Rio de Janeiro: UERJ, 2007.

ALENTEJANO, Paulo Roberto. Pluriatividade: uma noção válida para a análise da realidade agrária brasileira? Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ (mimeo) 1998.

BERGAMASCO, Sonia M. P. Pereira. A realidade dos assentamentos rurais por detrás dos números. Revista de Estudos Avançados. São Paulo, v. 11, 1997.

CARVALHO, HORÁCIO MARTINS – Interação Social e as Possibilidades de Coesão e de identidades Sociais no Cotidiano da Vida Social dos Trabalhadores Rurais nas Áreas Oficiais de Reforma Agrária no Brasil. Curitiba: Nead – Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 1999.

FERNANDES, BERNARDO MANÇANO. – MST: movimento dos trabalhadores rurais sem terra, formação e territorialização em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1996.

HARVEY, DAVID – Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

LEITE, S., HEREDIA, B., MEDEIROS, L., PALMEIRA, M., CINTRÃO, R. – Impactos dos Assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro. São Paulo, UNESP/Nead, 2004.

MARTIN, JEAN-YVES – Uma Geografia da Nova Radicalidade Popular: algumas reflexões a partir do caso do MST. São Paulo: In. Terra Livre, Associação dos Geógrafos Brasileiros, v. 12, nº 19, 2002.

MARTINS, JOSÉ DE S. - O Sujeito Oculto. Ordem e transgressão na reforma agrária.Porto Alegre: Editora Universidade Federal do rio Grande do Sul, 2003.

MARQUES, MARTA I. MEDEIROS – De Sem Terra a “Posseiro”, A Luta pela Terra e a Construção do Território Camponês no Espaço da Reforma Agrária: O Caso dos Assentados nas Fazendas Retiro e Velha – GO. São Paulo: Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2000.

MEDEIROS, LEONILDE; LEITE, SERGIO – Assentamentos Rurais. Mudança Social e Dinâmica Regional. Rio de Janeiro: MAUAD, 2004.

MITIDIERO, MARCO ANTONIO Jr. – a Ação Territorial de uma Igreja Radical. Teologia da Libertação, Luta pela Terra e Atuação da Comissão Pastoral da Terra no Estado da Paraíba. Curitiba: CRV Editora, 2010.

MITIDIERO, MARCO ANTONIO Jr. - O Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e as Contradições da Luta pela Terra no Brasil: São Paulo. Dissertação de Mestrado. Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2002.

MIRANDA, MARIA ELENA – Análise de uma situação de conflito entre os assentados e o MST. São Paulo: Dissertação de Mestrado. Departamento de Antropologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1998.

MORAIS, J, F, REGIS – Os Bispos e a Política no Brasil. São Paulo: Editora Cortez/Editora Autores Associados, 1982.

MOREIRA, EMÍLIA – Território(s) de Esperança. Projeto de pesquisa: JoãoPessoa, CNPq, 2006.

OLIVEIRA, ARIOVALDO UMBELINO – Modo capitalista de produção e agricultura. São Paulo : Ática, 1986.

OLIVEIRA, ARIOVALDO UMBELINO - A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.

SIMONETTI, MIRIAM C. LOURENÇÃO – A Longa Caminhada: A (Re) Construção do Território Camponês em Promissão. São Paulo: Tese de Doutorado. Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

2011-06-20

Como Citar

Reforma agrária no Brasil: algumas considerações sobre a materialização dos assentamentos rurais. (2011). Agrária (São Paulo. Online), 14, 4-22. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i14p4-22