Sistemas produtivos e políticas públicas em assentamentos rurais do estado de São Paulo: similitudes e diferenças entre duas regiões

Autores

  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante Universidade de Araraquara - Centro Universitário de Araraquara
  • Henrique Carmona Duval Universidade da Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP/IFCH
  • César Giordano Gêmero Universidade de Araraquara - Centro Universitário de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i14p23-54

Palavras-chave:

Assentamentos Rurais, Análise Regional, Sistemas Produtivos, Programas de Compra do Governo, Autoconsumo

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa junto aos assentamentos federais em duas macrorregiões do estado de São Paulo: região Central e região Leste. Priorizamos caracterizar os principais sistemas produtivos e formas de comercialização. Por outro lado, o artigo também faz um primeiro retrato dos sistemas agrícolas a partir do Programa de Aquisição de Alimentos como incentivador do desenvolvimento nos assentamentos. Mostramos que a diversificação tanto da produção agrícola como dos meios de escoamento é estratégica para as famílias assentadas. Outros aspectos destacados são os estágios produtivos e as fontes de financiamento. Os resultados apontam que os assentamentos melhoram muito as condições de acesso a alimentos das famílias assentadas. A pesquisa mostrou ainda que as famílias assentadas vão constituindo um mercado consumidor para sua produção e mesmo um mercado interno nos assentamentos e, com os recentes programas de compra do governo, as garantias de escoamento da produção são maiores, intensificando-se a relação assentamentos e municípios. Além disso, a garantia de comercialização via executivos municipais vem se constituindo mais relevante enquanto política pública do que os créditos e financiamentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989.

DUVAL, H.C. Da Terra ao Prato: um estudo das práticas de autoconsumo em um assentamento rural. 2009. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural). Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2009.

FERRANTE, V.L.S.B. et al. Assentamentos rurais: um olhar sobre o difícil caminho de constituição de um novo modo de vida. Retratos de Assentamentos, Araraquara, n.1, Nupedor/Unesp, p.75-148, 1994.

FERRANTE, V.L.S.B. Assentamentos Rurais x Desenvolvimento: integração, diversificações, contrapontos e complementaridades. Projeto de Pesquisa Bolsa Produtividade CNPq (2010-2015), 2010.

FERRANTE, V.L.S.B.; BARONE, L.A. Parcerias com a cana-de-açúcar: tensões e contradições no desenvolvimento das experiências de assentamentos rurais em São Paulo. Sociologias (Versão Impressa), v.13, UFRGS, p.262-305, 2011.

FERRANTE, V.L.S.B.; ALY JR, O. (Coords.) Relatório de Pesquisa. Relatório final de pesquisa sobre diagnósticos regionais dos assentamentos, análise de sua inserção na economia local e da recepção, implementação e execução das políticas públicas realizadas pelo INCRA-SP. Contrato/CRT/SP/N. 100000/2010 – INCRA/UNIARA, 2011.

GARCIA Jr., A.R. Terra de Trabalho. Trabalho familiar de pequenos produtores. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

INCRA-SP. Retratos do Campo. A reforma agrária que produz e alimenta. Ano 1, v.1, 2010.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

Downloads

Publicado

2011-06-20

Como Citar

Sistemas produtivos e políticas públicas em assentamentos rurais do estado de São Paulo: similitudes e diferenças entre duas regiões. (2011). Agrária (São Paulo. Online), 14, 23-54. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i14p23-54