As formas de produção no Rio Grande do Sul e sua relação com a emigração rural

Autores

  • Rosa Maria Vieira Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i2p69-92

Palavras-chave:

emigração rural, formas de produção, Rio Grande do Sul, pressão demográfica, modernização da agricultura.

Resumo

A emigração rural no Rio Grande do Sul tem se caracterizado por uma forte aceleração a partir dos anos sessenta muitas vezes associada ao processo de modernização pelo qual passou o estado. No entanto ao se propor uma regionalização do estado por suas formas de produção considerando sua estrutura fundiária, seu processo histórico de povoamento e colonização, suas formas de produção agropastoril e sua produção para analisar o processo de emigração rural identificou-se que o fator pressão demográfica também é responsável pela aceleração da emigração rural assim como a modernização da agricultura. Ficou então evidente que a predominância de um ou do outro fator de expulsão (modernização e pressão demográfica) está diretamente relacionada à uma forma de produção específica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosa Maria Vieira Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Profª Drª do Departamento de Geografia do IG da UFRGS e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS.

Downloads

Publicado

2005-06-17

Como Citar

As formas de produção no Rio Grande do Sul e sua relação com a emigração rural. (2005). Agrária (São Paulo. Online), 2, 69-92. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i2p69-92