Foco e Escopo

A revista Alterjor é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor (ECA/USP), que tem como foco o jornalismo popular e alternativo. O primeiro termo se define pelas práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor, que tenham, como objetivos centrais, o fortalecimento institucional de tais organizações e a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Já o jornalismo alternativo se conduz pelas experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular. Com isso, Alterjor convida o leitor a pensar sobre a viabilidade da democratização da comunicação para todos os segmentos da sociedade.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos serão avaliados conforme pertinência da temática, clareza, objetividade, linha de escopo de Alterjor, grau de cientificidade e obediência das normas de publicação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os trabalhos a serem submetidos devem estar salvados (ou gravados) em formato RTF (Rich Text) ou DOC (Word 97/2003), devido a compatibilidade com edição do layout que será feito por uma equipe do Celacc. Arquivos salvos em formatos diferente de RTF ou DOC poderão ser automaticamente recusados. A avaliação será desenvolvida em três etapas: parecer dos avaliadores, resposta do autor, e versão final devidamente revisada com base nas sugestões e pareceres emitidos pelos avaliadores. A equipe de avaliação não tem contato com outros setores da revista. Os trabalhos submetidos deverão conter minicurrículo do(s) autore(s), com resumo (ideia geral do texto) e palavras-chave (até cinco). Sobre a "Remoção de Autoria para Avaliação Cega": O autor consente que durante a fase de avaliação, quaisquer vínculos acerca da autoria serão eliminados a fim de se julgar o trabalho pelo conteúdo e não por nomes. Uma vez aprovada a pesquisa, a identificação será novamente vinculada a seu(s) respectivo(s) autor(es) Observação: O trabalho deve ser submetido em arquivo válido para editoração eletrônica, em RTF (multiplataforma) ou DOC (Word). Extensões DOCX e ODT são aceitas adicionalmente, porém recomendamos que o formato RTF ou DOC seja remetido pelo(s) próprio(s) autor(es). Trabalhos enviados diretamente em PDF podem ser descartados, pois não permitem a adequação do layout nos padrões de Alterjor. Pedimos cautela quanto a esse quesito a fim de evitar transtornos.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.