Savatage: leituras e interpretações

Autores

  • Juliana Lopes de Almeida Souza
  • Rafael Cota Teixeira

Palavras-chave:

Gênero musical, Tipos de leitura, Videoclipe, Intersemiótico

Resumo

Neste artigo empreende-se reflexão a fim de se compreender quais os tipos de leituras e interpretações possíveis para determinadas obras artístico-musicais do grupo musical estadunidense de heavy metal Savatage. Analisam-se aspectos constitutivos da identidade artística do grupo Savatage; investigam-se os tipos de leitura possíveis; investiga-se como o contexto de produção musical colabora para determinados aspectos estéticos de uma identidade artística pós-moderna, por meio da análise do produto audiovisual videoclipe; e investigam-se elementos que colaborem para uma interpretação da arte pautada na observação de lugares de enunciação. Como resultados da pesquisa para este artigo e da análise dos dados, foi estabelecida relação entre questões conceituais referentes à estética artístico-musical contemporânea e determinados processos criativos possíveis em função da natureza de uma indústria artística de massa, bem como, por meio dos apontamentos teóricos que se fizeram, possibilita-se ao consulente deste estudo maior compreensão do caráter intersemiótico de manifestações artístico-musicais semelhantes ao corpus em exame.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Lopes de Almeida Souza
    Mestra e pesquisadora em Ciência da Informação pela UFMG. Professora de cursos de pós-graduação na área da Comunicação pela PUC-Minas e pelo Centro Universitário UNA.
  • Rafael Cota Teixeira
    Especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Gestor de Projetos Editoriais.

Downloads

Publicado

2016-10-01

Como Citar