Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil

Autores

  • Denise Becker Centro Universitário Internacional Uninter
  • Guilherme Carvalho Centro Universitário Internacional Uninter

Palavras-chave:

Jornalismo alternativo, HuffPost Brasil, Curadoria de conteúdo, Jornalismo online

Resumo

Propomos uma contribuição para debater o jornalismo alternativo na era digital a partir do estudo de caso do HuffPost Brasil. Procuramos identificar de que maneira se apresenta o jornalismo praticado e se ele se aproxima do conceito de jornalismo alternativo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizamos uma análise de conteúdo dos elementos estruturais para a construção das publicações do veículo. O que encontramos no HuffPost Brasil foram apresentações alternativas dos conteúdos já veiculados na Internet através de redes sociais, agências de notícias e outros veículos de comunicação, sendo evidente a predominância de conteúdos ditos “curados”. A prática distancia o veículo do conceito de alternativo e suscita uma reflexão acerca da curadoria de conteúdo que se estabelece como uma nova prática jornalística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Becker, Centro Universitário Internacional Uninter

    Graduanda em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba-PR. Atualmente, coordeno um programa para rádio web e que faz parte dos projetos de extensão da faculdade. Sou integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo Alternativo na Era Digital - grupo que se dedica aos estudos do jornalismo alternativo, considerando o uso da Internet no Brasil. Fui eleita recentemente como Representante Discente para os cursos de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Uninter, gestão 2016. Atuo como voluntária no Sou Responsável, projeto de extensão do Centro Universitário.

    Integro o Grupo de Pesquisa Comunicação e Democracia da Universidade Federal do Paraná; 

    Editora-assistente na Revista Uninter de Comunicação.

  • Guilherme Carvalho, Centro Universitário Internacional Uninter
    Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação (lato sensu) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e na área de Assessoria de Imprensa. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (2012-2015). Atualmente é professor e coordenador do curso de jornalismo do Centro Universitário Uninter e pós-doutorando pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2016-10-01

Como Citar

Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil. (2016). Revista Alterjor, 14(2), 30-42. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/121260