Jornalismo e newsmaking no século XXI: novas formas de produção jornalística no cenário online

  • Enio Moraes Junior Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Maria Elisabete Antonioli Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
Palavras-chave: gatewatching, jornalismo, jornalista, newsmaking, rotinas de produção

Resumo

Este artigo aborda as rotinas do jornalista no cenário atual em que, além dos fazeres consagrados na cultura jornalística que ele vem desempenhando há décadas, novas atribuições lhe são conferidas. Acrescenta-se ainda, nesse contexto online, a participação ativa dos cidadãos, gatewatchers, o que confere um novo relacionamento entre o profissional e a audiência. Os fazeres jornalísticos, tratados na teoria do newsmaking, e novas atribuições do jornalista também estão contemplados nessa discussão.

PALAVRAS-CHAVE: gatewatching. jornalismo. jornalista. newsmaking. rotinas de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-10-01
Como Citar
Moraes Junior, E., & Antonioli, M. (2016). Jornalismo e newsmaking no século XXI: novas formas de produção jornalística no cenário online. Revista Alterjor, 14(2), 43-52. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/121436