A escuta da cidade e suas paisagens sonoras no rádio expandido

Autores

Palavras-chave:

Paisagem sonora. Radiojornalismo expandido. Sons. Imagens. Convergência.

Resumo

O artigo traz um relato de pesquisa sobre a experiência de produção da série Paisagens Sonoras de Londrina, na qual estudantes de jornalismo exercitaram a escuta da cidade e o uso da linguagem radiofônica em suas produções. Busca-se apresentar reflexões teórico- metodológicas sobre a sensibilização da escuta no processo de construção de documentários sonoros hipermidiáticos. O projeto propõe a ampliação do jornalismo sonoro, com o uso de imagens e textos para a veiculação do material na internet. A pesquisa oferece sugestões sobre os modos de produção jornalística no rádio convencional, abordando a necessidade de aproveitar as potencialidades da convergência midiática na formação e atuação jornalísticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mônica Panis Kaseker, Universidade Estadual de Londrina
    Professora do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, graduada em Jornalismo (PUCPR), doutora em Sociologia (UFPR - UAMX/México), pesquisa sobre jornalismo e convergência midiática.

Downloads

Publicado

2017-03-13

Como Citar

A escuta da cidade e suas paisagens sonoras no rádio expandido. (2017). Revista Alterjor, 15(1), 92-104. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/123386