Multimodais, mas nem tanto: um retrato do uso de ferramentas digitais por grupos de jornalismo alternativo brasileiros

Autores

  • Kamila Bossato Fernandes CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade), da Universidade do Minho (Portugal)

Palavras-chave:

Jornalismo alternativo, ciberjornalismo, dispositivos digitais, multimodalidade

Resumo

O processo de expansão dos meios de comunicação para o ambiente digital já dura mais de 20 anos, mas, ainda hoje, nem todos os meios possuem os mesmos níveis de utilização e acesso às ferramentas digitais, fazendo com que este seja um campo heterogêneo e desigual. Quando falamos especificamente do jornalismo alternativo, poucos estudos visam demonstrar como são usadas tais ferramentas. Diante disso, neste trabalho busco verificar como as ferramentas digitais são usadas por 73 grupos identificados no “Mapa do Jornalismo Independente do Brasil”, da Agência Pública. O objetivo é identificar de que modo tais iniciativas estão inseridas nas redes sociais, se usam ferramentas multimídia, se interagem com o público e se produzem narrativas multimodais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kamila Bossato Fernandes, CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade), da Universidade do Minho (Portugal)

    Professora assistente (licenciada) do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estudante de Doutorado do Programa FCT em Estudos de Comunicação da Universidade do Minho (Portugal), e investigadora do CECS, da Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Multimodais, mas nem tanto: um retrato do uso de ferramentas digitais por grupos de jornalismo alternativo brasileiros. (2017). Revista Alterjor, 16(2), 36-50. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/130597