O trânsito como espetáculo – o caso da velocidade nas marginais em SP

Autores

  • Mara Rovida Martini Universidade de Sorocaba (Uniso) Faculdades Integradas Rio Branco

Palavras-chave:

Eleições. Trânsito. DaMatta. Debord. Jornalismo.

Resumo

O processo eleitoral no munícipio de São Paulo em 2016 recolocou no centro do debate sobre mobilidade urbana a questão da segurança no trânsito. O caso das velocidades máximas permitidas em duas vias expressas do município evidenciou as barreiras culturais que dificultam o debate e a implementação de medidas cujo objetivo é mitigar a gravidade de acidentes, principalmente, entre os mais frágeis atores do trânsito – motociclistas e pedestres. Com base na documentação histórica proporcionada por publicações jornalísticas, busca-se recompor o episódio das Marginais dos rios Tietê e Pinheiros. Indica-se como forma de compreender a dinâmica social que orienta os comportamentos na situação observada a característica relacional e hierarquizada da sociedade brasileira (DaMatta) e a lógica contemporânea do espetáculo (Debord).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mara Rovida Martini, Universidade de Sorocaba (Uniso) Faculdades Integradas Rio Branco
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Libero; jornalista; docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba; professora no curso de jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco; membro do grupo de pesquisas do CNPQ Comunicação e Sociedade do Espetáculo.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

O trânsito como espetáculo – o caso da velocidade nas marginais em SP. (2017). Revista Alterjor, 16(2), 51-66. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/131084