O jornalismo popular alternativo do Século Diário:

contra-hegemonia na imprensa capixaba online

  • Priscila Bueker Sarmento Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Palavras-chave: Contra-hegemonia, Hegemonia, Jornalismo popular, Jornalismo alternativo, Século Diário

Resumo

Este estudo se propõe a identificar, dentro de algumas características da Imprensa Popular Alternativa, qual a vertente do Jornalismo que mais se aproxima da praticada pelo Jornal online Século Diário, situado no Espírito Santo. Com subsídio teórico de hegemonia e contra-hegemonia em Antonio Gramsci, foi selecionada para análise a home page do Jornal para vislumbrar alguns destes aspectos. Dentro do apresentado, percebe-se que o Século Diário, apesar de apresentar-se com estrutura produtiva de empresa capitalista, mantém em sua essência jornalística por meio de suas pautas atos de contestação ao Poder vigente e de visibilidade às demandas de grupos sociais excluídos e/ou marginalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Bueker Sarmento, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito (Ufes) Santo e Integrante do Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência (UFES/CNPq).

Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor Doutor do Curso de Comunicação Social – Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Pós-Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Pesquisador do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA-USP.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
Sarmento, P., & Rodrigues de Souza, R. (2019). O jornalismo popular alternativo do Século Diário:. Revista Alterjor, 19(1), 237-250. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/150054