Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação

o caso do projeto de extensão UFU Ciência

Autores

  • Ana Beatriz Camargo Tuma USP
  • Felipe Gustavo Guimarães Saldanha USP
  • Geovane Souza Melo Junior UFU
  • Kleber Del Claro UFU

Palavras-chave:

Ciência e Tecnologia, Divulgação Científica, Educomunicação, Vídeos para internet

Resumo

O presente artigo disserta sobre as articulações entre práticas educomunicativas e a divulgação de Ciência e Tecnologia (C&T) viabilizadas pelo projeto de extensão UFU Ciência, realizado pela Diretoria de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia em 2017 e 2018, no processo de produção e veiculação de vídeos para internet. Neste sentido, apresenta definições e contextos da Divulgação Científica e percepção pública da C&T e resgata contribuições práticas para a construção de uma “Educomunicação Científica”. Na sequência, descreve a rotina do projeto e identifica pontos de contato entre as áreas de intervenção da Educomunicação e as atividades do UFU Ciência. Por fim, considera que o projeto foi bem-sucedido ao abrir o diálogo entre cientistas e a sociedade em geral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Camargo Tuma, USP

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA/USP). Mestra em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp). Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Felipe Gustavo Guimarães Saldanha, USP

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA/USP). Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UFU.

  • Geovane Souza Melo Junior, UFU

    Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Estudos Literários pela UFU. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduando em Letras pela UFU. Assistente em Administração lotado na Diretoria de Pesquisa da UFU.

  • Kleber Del Claro, UFU

    Professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Ecologia pela Unicamp. Graduado em Ciências Biológicas pela Unicamp. Atualmente é Diretor de Pesquisa da UFU.

Downloads

Publicado

2019-07-14

Como Citar

Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência. (2019). Revista Alterjor, 20(2), 11-24. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/158040